Netflix Inicia Testes de Jogos em TVs e Computadores

jogos-netflix

Ampliação dos Testes de Jogos da Netflix para Mais Dispositivos no Canadá e Reino Unido

A Netflix anunciou hoje que iniciará a realização de testes de seus jogos em uma variedade maior de dispositivos, incluindo TVs e computadores, além dos telefones móveis, onde seus jogos já estão disponíveis atualmente. Os testes começarão hoje no Canadá e no Reino Unido, com um “número limitado” de assinantes da Netflix que terão a oportunidade de testar jogos em suas TVs. Nas próximas semanas, esses testes serão expandidos para incluir PCs e computadores Mac através do Netflix.com por meio de navegadores suportados.

Jogos Disponíveis nos Testes Iniciais

Dois jogos estarão inicialmente disponíveis como parte desses testes, incluindo “Oxenfree” da Night School Studio — o primeiro estúdio de jogos adquirido pela plataforma em 2021 — e a “Aventura de Mineração do Molehew”, um jogo de fliperama de mineração de gemas.

Plataformas Compatíveis para Jogar

Nos aparelhos de televisão, os jogos podem ser jogados em dispositivos selecionados dos parceiros iniciais da Netflix, incluindo Amazon Fire TV Streaming Media Players, Chromecast com Google TV, TVs LG, Nvidia Shield TV, dispositivos e TVs Roku, Samsung Smart TVs e Walmart ONN. Notavelmente ausente está a Apple TV, que possui sua própria estratégia de jogos baseados em TV através de aplicativos de sua App Store.

A Netflix afirma que mais dispositivos serão compatíveis ao longo do tempo, mas não detalhou quais serão posteriormente suportados.

Lançamento do Controlador de Jogos para iPhone

A notícia dos testes segue o lançamento na semana passada de um aplicativo de controle de jogos para iPhone que permitia jogar na televisão. O lançamento sugeriu que os testes começariam em breve.

Hoje, a Netflix confirma que esse é o caso, observando que está introduzindo oficialmente um controle “que já temos em mãos a maior parte do dia — nossos telefones.”

Como Funciona o Aplicativo de Controle

Pelo que parece, o aplicativo de controle lê um código QR exibido no aplicativo da Netflix na TV para se conectar ao jogo.

Jogos em PCs e Macs

Enquanto isso, os jogos em PCs e Macs serão jogados com um teclado e um mouse.

Durante o beta limitado, a Netflix pretende testar sua tecnologia de transmissão de jogos e seu controle, além de trabalhar para melhorar a experiência do usuário, segundo a empresa.

Expansão dos Jogos para Mais Dispositivos

“Ao disponibilizar jogos em mais dispositivos, esperamos tornar os jogos ainda mais fáceis de serem jogados para nossos membros ao redor do mundo”, escreveu Mike Verdu, Vice-Presidente de Jogos da Netflix, no blog da empresa. “Embora ainda estejamos no início de nossa jornada de jogos, estamos empolgados em trazer alegria aos membros com jogos. Esperamos receber feedback de nossos beta testers e compartilhar mais conforme continuamos em nossa jornada”, acrescentou ele.

Diferenciação dos Jogos da Netflix

O streamer indicou no outono passado suas intenções de expandir-se para jogos em nuvem, quando Verdu disse à audiência em nosso evento TechCrunch Disrupt que a Netflix estava explorando essa oferta. Ele também observou que a empresa abriria um novo estúdio de jogos no sul da Califórnia, liderado por Chacko Sonny, ex-produtor executivo de Overwatch na Blizzard Entertainment.

No entanto, a Netflix não se vê competindo no mesmo espaço que o PlayStation ou o Xbox, explicou Verdu na época.

“É um modelo de negócios completamente diferente. A esperança é que, ao longo do tempo, isso se torne uma maneira muito natural de jogar onde quer que você esteja”, observou.

Futuro dos Jogos na Netflix

O streamer planeja lançar um total de 40 jogos este ano, além de 16 que estão sendo desenvolvidos em seus estúdios internos, mais 70 em desenvolvimento com seus parceiros. Desde que a Netflix expandiu para o setor de jogos em novembro de 2021, ela lançou 70 títulos para dispositivos móveis.

Prof. Eduardo H Gomes
Prof. Eduardo H Gomes

Mestre em Engenharia da Informação, Especialista em Engenharia da Computação, Cientista da Computação, Professor de Inteligência Artificial no IFSP, 18 anos de docência no Ensino Superior. Apaixonado por Surf, Paraglider, Mergulho livre, Tecnologia, SEO, Banco de Dados e Desenvolvimento Web.